Ao falar, o desempenho de uma boa dicção permite clareza e assertividade na mensagem que se quer transmitir. Além disso, ao falar bem você consegue passar segurança sobre o assunto conseguindo engajar pessoas dentro de um tema.

Então, se você tem dúvidas sobre como melhorar a dicção, veio ao lugar certo! Neste conteúdo você vai ver que há exercícios práticos e métodos de respiração que vão facilitar e aprimorar à sua maneira de falar. Continue a leitura para aprender dicas infalíveis para melhorar sua dicção.

Dica 1: Relaxamento da Voz:

Um exercício eficaz para conseguir o relaxamento é feito com o treino da nasalização. Apoie os dedos polegar e indicador sobre o nariz, mas não pressione com força. Com a boca fechada, imite o zumbido de uma abelha por um minuto.

Você vai sentir a vibração constante no nariz e na boca e isso vai causar o relaxamento vocal. Faça uma pausa de 30 segundos e repita o exercício mais três vezes. Isso ajuda em momentos de nervosismo.

Dica 2: Brincando com Trava-Línguas:

O trava-línguas é uma ótima forma de trabalhar a articulação da língua e músculos bucais. Dessa maneira é possível conseguir pronunciar palavra por palavra, sem atropelar ou emendar o fim de uma com o início da outra.

Leia em voz alta as seguintes frases abaixo, sempre se desafiando a ir mais rápido:

  • Os gêmeos do general Gilberto, gênios em geologia, gesticulavam geralmente junto da gente;
  • O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas;
  • O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui;

Essas são algumas das frases que usamos em nossos tratamentos. Depois de conseguir falar as frases sem atropelar as palavras, coloque um lápis entre os dentes e reinicie o treinamento. Você vai ver como os resultados melhoram ao longo do treino;

Dica 3: Faça movimentos faciais exagerados:

Abra bem a boca ao falar e pronuncie de maneira forçada pausadamente as sílabas, enfatizando as vogais. Preste atenção no posicionamento da língua, pois isso interfere em uma fala com ruídos.

Essa técnica contribui para a tonificação facial e reflete na clareza da pronúncia. Tire cerca de 30 minutos por dia para ler um texto em voz alta, articulando os músculos bucais. Em pouco tempo você vai notar que as palavras saem mais nítidas em seu discurso, contribuindo para uma oratória eficaz

Dica 4: Exercite a fala desacelerada:

O ouvinte precisa entender o que você diz e a articulação correta de cada sílaba tem muito peso. Para ajudar a desenvolver a fala correta, fale as sílabas abaixo todos os dias, repetindo cada sequência por cerca de cinco vezes. Procure aprimorar a fala buscando a redução de ruídos quando terminam em S.

  • As, es, ês, is, os, ôs, us;
  • Mua, meu, mui, muo, um;
  • Pra, ca, tra, cha, nha, lha, gua, qua;

Dica 5: Observe a sua respiração

O ritmo da respiração interfere na pronúncia das palavras. Quando você está ofegante, as sílabas vão se embolar e a oratória não será satisfatória. Isso porque a fala se dá pela passagem de ar nas pregas vocais e o desempenho da linguagem oral está diretamente relacionado com a maneira como se respira.

Treine a respiração diafragmática deitando-se com os pés elevados e uma das mãos sobre o peito, enquanto a outra fica abaixo das costelas. Inspire e expire profundamente e se concentre em fazer com que a mão que está abaixo da costela seja elevada mais do que a mão que está no peito. A elevação é indicativo da movimentação completa do diafragma.

Agora, fique de pé e mantenha pernas e ombros alinhados. Inspire o ar profundamente, até inflar ao máximo a região diafragmática. Expire lentamente e de forma contínua enquanto emite o som da letra F. Inspire novamente e vá soltando o ar, parando algumas vezes, enquanto emite o som da letra S. Faça pausas e repita por cinco vezes.

Saber se comunicar é fundamental para o convívio em sociedade, colocando em prática as dicas acima você vai melhorar sua dicção e por consequência a sua comunicação.

Compartilhe!