As pessoas, de forma geral, pensam que os desvios da fala são língua presa, mas na realidade nem sempre é isso. A língua presa é um problema anatômico de nascença no qual o frênulo lingual é curto ou anteriorizado, o que limita o movimento da língua dentro da boca e impede a sua projeção para fora.
Atualmente as maternidades oferecem o exame “teste da linguinha” que identifica, nas primeiras horas de vida, se a criança apresenta este problema possibilitando assim sua correção o mais precoce possível.
Quando a criança fala com a língua entre os dentes é língua solta, ao contrário do que todos pensam e chamam de língua presa. A acentuação dos sons de S e Z reproduzidos entre os dentes chama-se Ceceio ou língua solta. Isso ocorre devido a flacidez da musculatura da língua que é projetada para frente durante a fala (Ceceio anterior ou para os lados, ceceio lateral). Embora a língua presa e língua solta sejam diferentes, ambas podem ser tratadas com exercícios orientados por um fonoaudiólogo e, em alguns casos, será necessário um tratamento multidisciplinar