O desenvolvimento auditivo é fundamental para a aquisição da linguagem e para a comunicação efetiva das crianças. É um processo complexo que se inicia já no nascimento e se estende ao longo dos primeiros anos de vida. Continue a leitura e entenda mais sobre as diferentes fases do desenvolvimento auditivo da criança, desde o nascimento até os 5 anos de idade. Vamos explorar como a percepção e a compreensão dos sons evoluem e como isso impacta na comunicação e no desenvolvimento cognitivo.

Entenda tudo o desenvolvimento na fase de 0 a 5 anos

A audição é um sentido fundamental no processo de desenvolvimento das crianças, desempenhando um papel crucial na aquisição da linguagem e na construção de habilidades comunicativas.

Compreender as fases do desenvolvimento auditivo desde o nascimento até os cinco anos, é essencial para garantir que seu filho esteja progredindo adequadamente e para identificar problemas auditivos precocemente, Abaixo saiba mais sobre as etapas do desenvolvimento auditivo infantil:

Fase 1: Do nascimento aos 3 meses

·         Reage à voz da mãe e se acalma ao ouví-la;

·         Sorri ou fica quieto quando alguém conversa com ele;

·         Assusta-se com ruídos fortes, piscando os olhos;

·         Balbucia e produz sons básicos;

·         Sorri ao reconhecer rostos familiares;

·         Chora de maneiras diferentes para expressar necessidades específicas.

Fase 2: Entre 4 a 6 meses

·         Melhora a percepção auditiva;

·         Presta atenção aos sons e olha na direção deles;

·         Reage a mudanças no tom de voz;

·         Produz sons como “p”, “b” e “m”;

·         Expressa emoções, como alegria ou tristeza, através da fala;

·         Emite sons ao brincar ou quando está sozinho.

Fase 3: Entre 7 meses a 1 ano

·         Presta atenção quando alguém fala, olhando na direção do som;

·         Responde a comandos simples, como “vem cá” e “quer mais”;

·         Demonstra interesse por canções e rimas com gestos;

·         Produz sons curtos, como “baba” e “tata”;

·         Utiliza a fala para chamar a atenção e imita diferentes sons;

·         As primeiras palavras surgem, como “mamãe” e “papai”.

Fase 4: Entre 1 a 2 anos

·         Identifica as diferentes partes do próprio corpo;

·         Compreende perguntas simples;

·         Aponta figuras em um livro quando as nomeiam;

·         Presta atenção em canções;

·         Utiliza cada vez mais palavras e faz perguntas com uma ou duas palavras.

Fase 5: Entre 2 a 3 anos.

·         Obedece a comandos, como “coloque a bola no chão”;

·         Entende o significado de algumas palavras, como “vem” e “sai”;

·         Pessoas próximas entendem sua fala;

·         Pede objetos apontando ou chamando pelo nome.

Fase 6: Entre 3 a 4 anos

·         Ouve quando é chamado, mesmo em outro cômodo da casa;

·         Escuta sons no mesmo volume que o restante da família;

·         Relata atividades do dia, como o que fez na escola.

Fase 7: Entre 4 a 5 anos

·         Escuta e compreende a maioria do que é falado;

·         Faz perguntas simples sobre histórias que ouve;

·         Comunica-se com facilidade com adultos e outras crianças;

·         Utiliza o vocabulário de maneira mais elaborada.

Saiba os impactos das alterações auditivas na infância

Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da linguagem e uma comunicação inadequada nessa fase, pode afetar a capacidade de comunicação do indivíduo ao longo de toda a vida.

A deficiência auditiva não identificada precocemente pode prejudicar o desenvolvimento da linguagem da criança e, consequentemente, seu processo de aprendizagem. Isso ocorre porque, na presença de problemas auditivos, a criança não conseguirá processar corretamente as informações da fala, dificultando a associação entre a palavra falada e seu significado.

Por isso, é fundamental estar atento a sinais de possíveis problemas auditivos nas crianças, especialmente se elas não reagem a estímulos sonoros conhecidos. Nesses casos, é aconselhável procurar um fonoaudiólogo ou médico otorrinolaringologista para realizar uma avaliação auditiva.

Entenda a relevância do teste da orelhinha para o desenvolvimento infantil

O exame da orelhinha, também conhecido como triagem auditiva neonatal universal, é um teste fundamental para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Realizado nos primeiros dias de vida, esse exame tem como objetivo identificar precocemente possíveis problemas auditivos no recém-nascido, permitindo um diagnóstico e tratamento adequados. Neste artigo, abordaremos a importância do exame da orelhinha e o impacto que ele pode ter no desenvolvimento infantil.

Realizado por um fonoaudiólogo, geralmente no segundo ou terceiro dia de vida, o exame não possui contraindicações e não causa desconforto ao bebê. Desde 2010, esse teste é obrigatório em todos os hospitais e maternidades do Brasil, devendo ser realizado gratuitamente nas crianças nascidas em suas dependências.

A audição é um dos principais sentidos para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades comunicativas das crianças. Problemas auditivos não diagnosticados precocemente podem interferir no desenvolvimento da linguagem e, consequentemente, no processo de aprendizagem da criança. Dessa forma, o exame da orelhinha é fundamental para detectar a ocorrência de deficiências auditivas e possibilitar o diagnóstico e tratamento precoces.

Além do exame da orelhinha, é importante que os pais estejam atentos a possíveis sinais de problemas auditivos, como a não reação da criança diante de estímulos sonoros familiares. Caso sejam identificados sinais de alerta, deve-se procurar a orientação de um fonoaudiólogo ou médico otorrinolaringologista para a realização de uma avaliação auditiva completa.

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