A Eletromiografia de superfície é um exame indolor e não invasivo que ajuda o profissional a obter uma representação visual exata do que está ocorrendo nos músculos possibilitando um diagnóstico mais preciso, pois contribui para uma avaliação miofuncional clínica mais completa e objetiva, quantificando os potenciais dos músculos.
Através da eletromiografia mensuramos a efetividade e a eficácia das técnicas e procedimentos terapêuticos, obtendo documentação e parâmetros de evolução do tratamento.

Neste vídeo você pode observar a eletromiografia que nos auxilia na avaliação da terapia fonoaudiológica.

Posicionei eletrodos na região sul da tireoide que vai analisar a movimentação da língua enquanto me atento a deglutição colocando água na boca e engolindo logo em seguida. Observou que no processo de deglutição formou um pico? Isso caracteriza uma deglutição normal. Reproduzo o mesmo processo da água, engulo e mais uma vez o pico se forma deixando claro que a deglutição se deu de maneira normal.

A eletromiografia é mais um recurso para que nós profissionais possamos fazer o diagnóstico e um bom planejamento terapêutico da fonoaudiologia

Compartilhe!