Geralmente pessoas com rinite, sinusite, ou seja, pessoas que têm o hábito de respirar pela boca podem apresentar marcas na face como, por exemplo, a ptose (queda) na porção inferior da face, rugas no nariz e desequilíbrio no tônus causados pela mímica e funções orofaciais deste grupo.
Além disso, outros fatores também podem contribuir para o aparecimento de marcas faciais, entre eles estão: a falta de sucção que pode ocasionar depósito de gordura na região submandibular e ptose na porção inferior da face; a deglutição incorreta pode provocar rugas nos cantos dos lábios e ptose submandibular devido a participação de músculos que não deveriam ser utilizados para esta função; a maneira que mordemos os alimentos pode provocar assimetria do sulco nasogeniano, o famoso bigode chinês, e também gerar rugas no nariz; e até mesmo a forma como falamos pode levar a diversos tipos de rugas e vincos ao redor da boca, no nariz, na região da testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e acentuação do sulco nasogeniano.
Em todos esses fatores citados acima, a fonoaudiologia pode ajudar promovendo a harmonia entre o estético e funcional. Isto ocorre devido ao processo de adequação da postura, respiração, mastigação, deglutição e da fala, além de proporcionar o equilíbrio das forças musculares da face e do pescoço. Neste processo, as mímicas faciais inadequadas são minimizadas e podem ser até eliminadas gerando no paciente hábitos saudáveis orofaciais e cervicais tendo como consequência o fortalecimento e sustentação da face.

Bibliografia:
FARO, Patrícia. Mioterapia Estética da Face. Ctrd. Rio de Janeiro, 2015.

Compartilhe!